A LUZ É CONTAGIANTE


O que é REAL em vocês? É um Ser que é de tudo de bom e positivo, alegre e abundante, cheio de humor e amor divertido, com talentos criativos, paciente e bondoso, compassivo e misericordioso. Permitam que os seus Eu(s) REAIS venham, permitam que as suas Luzes maravilhosas brilhem, pois, isso é a razão do por que vocês estâo aqui.




quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sétimo Domingo da Páscoa ou Ascensão do Senhor - Ascensão do Mestre Jesus - A Solenidade de Pentecostes ou do Espírito Santo - CORPUS CHRISTI - A FESTA DA EUCARISTIA

CORPUS CHRISTI - A FESTA DA EUCARISTIA

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.


O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida.


O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
http://api.ning.com/files/4DBSHRNfsowdIPVIiVtqkDNZ6cOo47YJeF0-SAzHLxf5ytoZdG8L9bEcgsnF8tg4iCAjJhTJeSKtlF1pN**ZEMooaRM-CKkX/calice91167057calicedoreparousieoverbloggif.gif

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.


A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.


Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que lea se tornou um grande cortejo de ação de graças.


No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.


A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo.


Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Mas, o que significa ascensão?
Ascender significa "subir", portanto, ascensão significa "subida". Nesta data comemoramos a "subida" de Jesus aos céus quarenta dias após a sua ressurreição no dia da Pácoa. Ele promete a vinda do Espírito Santo aos discípulos e manda eles irem pelo mundo pregar o Evangelho.

Por isso, no domingo seguinte ao da ascensão comemoramos a Solenidade
de Pentecostes ou do Espírito Santo, isto é, a vinda, a "descida"
do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre toda a humanidade (igreja).
A data é móvel e varia de acordo com o dia em que for comemorada a Páscoa.
Portanto, primeiro Jesus ressuscita, depois sobe aos céus e depois nos
envia o seu Espírito Santo.

É importante não confundir ASCENSÃO COM ASSUNÇÃO.
A ASCENSÃO se refere a JESUS que ascendeu (subiu) aos céus por seu
próprio poder.
A ASSUNÇÃO se refere a NOSSA SRA. que foi assunta (assumida, levada) aos
céus pelos anjos, pelo PODER DA LUZ DIVINA e não pelo seu próprio poder.


http://www.cantodapaz.com.br/images/jeus_no_ceu.jpg

Leia abaixo um interessante artigo sobre a ASCENSÃO de JESUS.

"Evangelho: (Mt 28, 16-20)

Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Então Jesus se aproximou e lhes disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos,
batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo."

Hoje, comemoramos a ascensão do Senhor. Jesus cumpriu a sua missão na terra e sobe ao céu, vai para junto do Pai. No entanto, convém ressaltar que o Céu não está localizado acima das nuvens, como nossa imaginação humana descreve.

O Céu não é um local específico e tão distante. Jesus está bem mais próximo de nós do que imaginamos. Subir aos céus, ir para junto do Pai, não significa uma separação. Jesus nunca nos abandonou, nem nos deixou sozinhos.

O texto de hoje é o último capítulo do evangelho de São Mateus.Jesus, a única autoridade entre Deus e os homens, dá aos discípulos esta ordem: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Durante os quarenta dias de permanência na terra, após sua ressurreição, Jesus aparece por diversas vezes aos seus discípulos. Depois, retorna ao Pai na Glória Celeste. Agora cabe aos seus seguidores, guiados pelo Espírito Santo, continuar a obra de Jesus.

Como sempre, a mensagem deste evangelho é atual. Nós somos os discípulos! Cabe a cada um de nós a difícil tarefa de transformar todos os povos em discípulos seguidores de Jesus. Esse trabalho seria difícil e, até mesmo impossível, se estivéssemos sós, porém Jesus promete que nunca nos abandonar

"Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo". Estas palavras devem nos estimular, devem servir de alavanca para nos levar a assumir a evangelização. Assumir com garra nossa "herança" batismal, que é levar aos povos a Boa Nova da presença de Deus entre nós.

Jesus continua presente entre nós, presente em nossos lares e na comunidade. é uma presença invisível, mas real, concreta. Jesus está presente na sua Palavra e na Eucaristia. Está presente em nossas vidas, no nosso trabalho, em nossos momentos de oração, nos momentos felizes e, principalmente, nas horas de angústia.

Jesus é uma presença constante, está sempre ao lado de sua Igreja. Jesus está presente no nosso próximo. Presente, sobretudo naqueles que sofrem, nos pobres, nos humildes e nos menores. Quem quer de fato encontrar Jesus, deve procurá-lo entre os oprimidos, fracos e pequenos.

"Ele está no meio de nós!" Com muita convicção recitamos estas palavras nas nossas celebrações. Essa certeza deve acompanhar-nos sempre. Jesus continua presente em nossa vida, na história e nos acontecimentos do dia-a-dia. Jesus está ao lado de quem o anuncia e observa suas Palavras.

O Sacramento do Batismo nos incorpora a Cristo e à sua Igreja. O batismo nos confere a missão de propagar o evangelho e de testemunhar o amor do Pai que está manifestado em Jesus.

É o Espírito Santo quem nos sustenta nessa missão, quem dá forças, esperança e alegria. Com muita fibra, com perseverança, vamos viver e ensinar tudo aquilo que Jesus nos deixou. O mundo precisa aprender a praticar a justiça e a caridade em favor dos pobres e marginalizados.

A solenidade da Ascensão celebra-se, no Calendário Litúrgico Universal, 40 dias depois da Páscoa, na quinta-feira da VI Semana Pascal. Em Portugal, desde que este dia deixou de ser feriado nacional, passou a  celebrar-se no VII Domingo da Páscoa. Porém, o povo das áreas rurais
ainda guarda a tradição de ir ao campo na que chama Quinta-Feira da Espiga.A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com O PAI. Sugere, também, que Jesus nos deixou o testemunho e que somos agora nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projeto libertador DIVINO para os homens e para o mundo.
SUGESTÃO DE LEITURAS PARA ESTA DATA

LEITURA I Actos 1, 1-11
«Elevou-Se à vista deles»

Leitura dos Atos dos Apóstolos
No meu primeiro livro, ó Teófilo,
narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar,
desde o princípio até ao dia em que foi elevado ao Céu,
depois de ter dado, pelo Espírito Santo,
as suas instruções aos Apóstolos que escolhera.
Foi também a eles que, depois da sua paixão,
Se apresentou vivo com muitas provas,
aparecendo-lhes durante quarenta dias
e falando-lhes do reino CELESTIAL DIVINO.
Um dia em que estava com eles à mesa,
mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém,
mas que esperassem a promessa do Pai,
«da Qual __ disse Ele __ Me ouvistes falar.
Na verdade, João batizou com água;
vós, porém, sereis batizados no Espírito Santo,
dentro de poucos dias».
Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar:
«Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?»
Ele respondeu-lhes:
«Não vos compete saber os tempos ou os momentos
que o Pai determinou com a sua autoridade;
mas recebereis a força do Espírito Santo,
que descerá sobre vós,
e sereis minhas testemunhas
em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria
e até aos confins da terra».
Dito isto, elevou-Se à vista deles
e uma nuvem escondeu-O a seus olhos.
E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava,
apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco,
que disseram:
«Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu?
Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu,
virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».
Palavra do Senhor.


Ou a seguinte Leitura:

LEITURA II Hebr 9, 24-28; 10, 19-23
«Cristo entrou no próprio Céu»

Leitura da Epístola aos Hebreus
Cristo não entrou num santuário feito por mãos humanas,
figura do verdadeiro,
mas no próprio Céu,
para Se apresentar agora na presença do PAI CRIADOR em nosso favor.
E não entrou para Se oferecer muitas vezes,
como o sumo sacerdote
que entra cada ano no santuário, com sangue alheio;
nesse caso, Cristo deveria ter padecido muitas vezes,
desde o princípio do mundo.
Mas Ele manifestou-Se uma só vez,
na plenitude dos tempos,
para destruir o pecado pelo sacrifício de Si mesmo.
E como está determinado que os homens morram uma só vez
__ e a seguir haja o julgamento __,
assim também Cristo,
depois de Se ter oferecido uma só vez
para tomar sobre Si os pecados da multidão,
aparecerá segunda vez, sem aparência de pecado,
para dar a salvação àqueles que O esperam.
Tendo nós plena confiança de entrar no santuário
por meio do sangue de Jesus,
por este caminho novo e vivo
que Ele nos inaugurou através do véu,
isto é, o caminho da sua carne,
e tendo tão grande sacerdote à frente da casa do PAI,
aproximemo-nos de coração sincero,
na plenitude da fé,
tendo o coração purificado da má consciência
e o corpo lavado na água pura.
Conservemos firmemente a esperança que professamos,
pois Aquele que fez a promessa é fiel.
Palavra do Senhor.

ALELUIA Mt 28, l9a.20b

Ide e ensinai todos os povos, diz o Senhor:
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.

EVANGELHO Lc 24, 46-53 «Enquanto os abençoava, foi elevado ao Céu»

Conclusão do santo Evangelho segundo São Lucas
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Está escrito que o Messias havia de sofrer
e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia
e que havia de ser pregado em seu nome
o arrependimento e o perdão dos pecados
a todas as nações, começando por Jerusalém.
Vós sois testemunhas disso.
Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai.
Por isso, permanecei na cidade,
até que sejais revestidos com a força do alto».
Depois Jesus levou os discípulos até junto de Betânia
e, erguendo as mãos, abençoou-os.
Enquanto os abençoava,
afastou-Se deles e foi elevado ao Céu.
Eles prostraram-se diante de Jesus,
e depois voltaram para Jerusalém com grande alegria.
E estavam continuamente no templo, bendizendo ao PAI.Palavra da salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.